Particularmente eu amo o frio, talvez você também goste, mas independente disso você escolheu uma data para seu casamento, que tudo indica, as temperaturas estarão baixas, então o que fazer para que nada atrapalhe o grande dia?

Eu separei 10 dicas para quem vai casar no Inverno e tenho certeza que você irá amar todas..

Descubra o que muda na hora de decorar, escolher o cardápio do buffet e até o traje para uma casamento no frio, na estação mais gelada do ano, o inverno.

Decoração

  1. Capriche nas estruturas de aquecimento do local

O local e o clima onde será realizado o casamento deve ser pensado com muito cuidado para evitar desconforto para os convidados. Nas regiões onde o frio é mais intenso, como sul e parte do sudeste, as festas ao ar livre sejam evitadas no inverno, mas, ressalta, se essa for a vontade do casal, a solução é caprichar na estrutura para aquecer os convidados com aquecedores a gáspainéis revestidos com flores ou tecidos para formar uma parede discreta que também proteja do frio,

  1. Escolha cores, flores e mobiliários com cores aconchegantes

A escolha do tom da decoração e do mobiliário também é responsável por trazer a sensação de aconchego para o cerimonial. Os tecidos com texturas mais grossas como camurça, veludo e couro, além de elementos como tapetes e cortinas são algumas opções que ajudam a minimizar o frio e deixar o ambiente mais aconchegante.

As cores invernais fazem toda diferença na composição do espaço, por isso, os aposte nos tons pastéis mesclados com aqueles mais fechados. As cores são fundamentais na concepção da decoração; estabelecem a identidade visual do casamento e compõe um ambiente singular e personalizado. Nas regiões mais quente do país, o inverno pode significar um sinônimo de ocasiões voluptuosas, mais sensuais e até apimentadas, que tal abusar do vermelho queimado, o carmim e o cereja?

As flores da estação completam o ambiente: flores de cerejeira, boca-de-leão, copo-de-leite, gipsófila (mosquitinho), flor de ervilha e de pereiras, tulipas, rosas, astromélias, orquídeas tipo chuva-de-ouro e cymbidium. Além de sementes, folhas e galhos secos. Porém, mesmo sendo da época, é preciso tomar cuidado para que o frio e aquecedores não estragarem ou murchem as flores.

Para saber mais sobre Como escolher as flores do Seu Casamento, clique aqui e baixe um Manual Completo.

  1. Mime os convidados com presentes para aquecê-los!

Um mimo que agrada á todas as mulheres e é super elegante, é você  disponibilizar mantinhas pelo espaço, para que os convidados possam se aquecer,

  1. Use detalhes mais quentes na decoração

Na hora de pensar nos pequenos detalhes, pense em  porta-guardanapos com barbantes rústicos e use souplats de couro. Já quando o assunto são festas ao ar livre, você pode optar por lareiras portáteis ao invés de aquecedores, para deixar o ambiente mais delicado.

Buffet

Quando as temperaturas diminuem, normalmente a fome aumenta, por isso, se preocupar com o cardápio da festa é um passo que demanda bastante atenção. Antes de decidir o menu, é preciso pensar no local da festa e naquilo que deixará o convidado o mais confortável possível, pois se os convidados sentirem muito frio, eles vão embora antes do que você imagina e gostaria.

  1. Faça um cardápio mais calórico para matar a fome dos convidados

Para evitar que a festa acabe mais cedo, os especialistas propõem um cardápio mais calórico, com carnes, aves e sopa, uma vez que as pessoas comem mais no inverno, Tudo sempre aquecido com rechauds, que ganham uma proteção extra contra o vento caso a festa seja ao ar livre. Para acompanhar tudo, a indicação dos profissionais é o vinho tinto, que de tão importante nessa época do ano, pode até substituir o champanhe. “Os noivos podem deixar o champanhe para hora do brinde, no resto do tempo, pode ser substituído pelo vinho tinto, que não pode faltar no inverno”.

Traje para madrinhas, padrinhos e convidados

A frase “e agora, com que roupa eu vou?” é praticamente a primeira ideia que passa pela cabeça de quem recebe um convite para um casamento durante o inverno, pelo menos, para a maioria das mulheres. Calma que você não é a única pois culturalmente, mesmo nos países com frio mais rigoroso, é difícil encontrar nas lojas roupas de festas fechadas, por causa da calefação comum em praticamente todos os ambientes.

Sobre o assunto Dress Code, sugiro que você conheça a Kate Tips, pois elas são especialistas no assunto: conheça aqui: www.katetips.com

  1. Atenção às cores e tecidos para os trajes!

A solução para as convidadas é prestar atenção nas cores e na textura do tecido para dar um estilo mais invernal aos vestidos. As mulheres podem brincar com cores mais fechadas ou neutras e tecidos mais pesados, como o tafetá, Mas, tudo depende do local e do horário. O que inclui opções como decote, alças grossas, mangas e até estampas florais, se forem com flores escuras e detalhes de brilho, para uma festa a noite.

  1. Use acessórios para te proteger do frio

Depois de escolhido o vestido, é preciso pensar nos acessórios. Pashminas, boleros, echarpes e todas as outras formas de proteção contra o frio devem ser usadas apenas no trânsito até a festa, casamentos ao ar livre ou dentro da igreja e em outros ambiente fechados, que se espera que tenham calefação adequada Mas a etiqueta não permite o uso de casacos, com exceção dos bolerinhos que façam parte do vestido, ou seja, confeccionados no mesmo tecido e cor da roupa.

  1. Para as mulheres, usem meia-calça e sapatos fechados

Para completar o visual,  a meia-calça deve ser sempre fina – denier máximo sete – e pode ser cor da pele ou seguir o tom do vestido ou do sapato. Nos pés, a preferência deve ser por aqueles fechados e em tons mais escuros. Se a ocasião for menos invernal e o ambiente permitir, aconselha uma sandália mais coberta e também em tons fechados.

Vestido de noiva

  1. Valorize o seu corpo e use tecidos mais encorpados para evitar passar frio

No caso das noivas, o conselho vem do estilista Lucas Anderi, sua única preocupação será em escolher aquilo que mais valorize seu corpo. “Noiva não tem inverno nem verão, tem estilo”, explica o designer. A ideia de um vestido pesado, com mangas bufantes não condiz com a proposta do estilista, que aconselha que essas abram espaço para mangas de tule com aplicações de renda.

Para a estrutura do vestido, Anderi propõe vários modelos: justos como o sereia, saia em camadas ou evasê, tudo é possível contanto que a escolha seja por tecidos mais encorpados, como a zibeline, deixando os mais fluídos para outra ocasião. Outra opção, aponta Anderi, é escolher um vestido inteiro bordado, que é mais quente ou fazer um casaco de tule. “Acho uma super atitude da noiva usar um casaco de tule rendado”, conclui.

Traje do Noivo e convidados

  1. Não tem segredo! Opte pelas cores como preto e cinza chumbo

Quanto aos homens, não há muita variação, a tonalidade dos ternos transita entre um cinza médio, chumbo e o preto. “A brincadeira para os homens fica na textura da gravata, eles podem optar por aquelas com um pouco de brilho, evitando as cores mais abertas do verão . A diferença para o noivo, está na cor da gravata, sempre diferente daquela dos demais convidados e na flor da lapela, que pode ser uma da estação, para um toque de requinte.

São detalhes que farão toda a diferença para você e para seus convidados, afinal casar no inverno tem seu charme, concorda?

E aí, gostou das dicas?

Escreve para mim, que terei o prazer em responde-la (o).

Abraço

Raul Costa – Assessoria e Cerimonial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui