O mercado de casamento vem crescendo a cada ano. As estatísticas despertam o interesse de muitas empresas, aumentando a competitividade, mas e ao mesmo tempo, dão margem para o surgimento de profissionais amadores ou mal-intencionados.

Meu objetivo com esse artigo é ajuda-la na escolha dos melhores profissionais com 10 Dicas importantes para você escolher as Empresas de Cerimonial e Decoração:

1) EXPERIÊNCIA: Procure saber do currículo da empresa e dos profissionais que irão lhe atender, tempo de operação, eventos realizados, histórico profissional, enfim, todo tipo de referência é válido.

2) IMPRIMA A SUA PERSONALIDADE: O casamento é seu, fuja de empresas que adotam uma postura em que você deve se adequar a forma e estilo do atendimento deles e do planejamento do seu evento. A empresa é que tem a obrigação de adequar-se ao seu estilo pessoal e suas necessidades, que são únicas, assim como a sua personalidade.

3) CONTRATO SOMENTE EMPRESAS QUE TENHAM CNPJ: Exija sempre a assinatura de um contrato detalhado sobre os serviços que serão realizados, faça uma pesquisa para saber se a empresa realmente possui CNPJ a falta deste documento denota um amadorismo de mercado. Não contrate serviços de pessoa física, pois neste caso seu poder de coerção para o cumprimento do contrato fica reduzido.

4) PRESERVE A SUA LIBERDADE DE ESCOLHA: Procure escolher somente empresa que não esteja vinculada diretamente a algum fornecedor de produtos ou serviços que você tenha a intenção de contratar.

Uma das características mais importantes e valiosas para o bom desempenho da empresa contratada é a total relação de independência com os fornecedores escolhidos para o seu evento, pois ela terá que agir sempre e somente no interesse dos noivos, se houver algum vínculo de subordinação direto com algum fornecedor com certeza haverá conflito de interesses e obrigações.

5) EXPERIÊNCIA EM RSVP: Com preferência procure uma empresa de cerimonial que demonstre possuir experiência e meios para realizar o “RSVP” do seu evento de forma competente, a realização deste serviço pode ser feita por outros fornecedores, porém o mais indicado é que a própria assessoria se encarregue também deste item, assim ela poderá gerenciar mais de perto esse processo e os resultados serão melhores. Lembre-se que o primeiro contato direto do seu convidado com o seu evento ocorre no processo de “RSVP”, após ele receber o convite é o primeiro momento que ele estará interagindo com o evento.

6) ADEQUE FORNECEDORES AO ORÇAMENTO DISPONIVEL: empresa escolhida, deve ser uma consultoria ampla no sentido de realizar o seu casamento com o melhor resultado apresentando o mais adequado custo x benefício. Fuja de empresas que dizem trabalhar somente com fornecedores fixos, nem sempre um fornecedor que funcionou para um determinado projeto, funciona para outro. O papel da assessoria é dimensionar e calibrar os fornecedores de acordo com as características pessoais do casal e a verba disponível para o evento.

7) EQUIPE DE CERIMONIAL IDEAL: Pergunte sobre a quantidade de pessoas que irá integrar a equipe de produção do seu casamento no dia da sua realização. O adequado é que exista um profissional para cada 50 convidados.

Se as mesas forem demarcadas é necessária uma equipe de recepcionistas dimensionadas a quantidade de convidados e a particularidade do espaço físico do salão para encaminhar todos convidados aos seus respectivos lugares.

8) AVALIE A NECESSIDADE DE CONTRATAR UMA ASSESSORIA COMPLETA: Avalie se de fato, você precisa de uma Assessoria Completa, que geralmente trabalho 1 ano ajudando na organização de seu casamento, caso não precise, opte pelo serviço “Cerimonial do Dia”, que lhe ajudará no Dia mais importante de Sua Vida, ou ainda uma Assessoria Parcial.

9) DECORAÇÃO DE SEU CASAMENTO: Escolha empresas que são maleáveis na construção do projeto de decoração de seu casamento e que permita que você colabore desde o início do mesmo.

 É muito importante que você já tenha reservado uma verba para esse item, que costuma ser um dos valores mais altos, mas também mais importantes de todo o casamento, pois ela imprime o estilo do casal de forma tangível.

Procure empresas que se encaixem na verba reservada. Prefira empresas que apresente projetos em 3D, assim você saberá como ficará a decoração de sua festa. Aquelas que pedem para você imaginar como será e que manda apenas o orçamento, é melhor ficar longe delas.

10) TENDÊNCIAS: Prefira empresas que possuem uma área de Pesquisa de Tendências, como fator decisivo na montagem de sua proposta.

Verifique o quanto ela está conectada às novidades do mercado e se tem condições de diferenciar seu casamento de alguma forma. Não opte por empresas que repetem em todos os eventos organizados, a mesma configuração do design. Lembre-se que vai casar é você. O casamento precisa ser a ‘cara dos noivos” e não da empresa de Decoração.

A empresa escolhida por você, tem a obrigação de apresentar aos seus clientes um projeto que concretize os sonhos do casal, mais que isso, que surpreenda e vá além daquilo que o casal idealizou, porém com o melhor custo x benefício sob o ponto de vista do investimento financeiro.

Eu desejo que você tenha as melhores escolhas, sempre.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com suas amigas.

Para falar comigo, basta clicar nesse link.

Meu nome é Raul Costa – Assessor e Cerimonialista