Questionado sobre o que usar em cada ocasião, resolvi escrever sobre o correto traje de acordo com o tipo de convite que se recebe e os cuidados necessários na apresentação pessoal para cada tipo de cerimônia.

Afinal você não quer errar na hora de escolher o traje correto para o evento que foi convidada.

Então se você não sabe definir, ou está precisando de uma ajuda na hora de escolher o traje correto e nunca mais perguntar com que roupa eu vou? Continue lendo esse artigo.

Todas as pessoas precisam conhecer os tipos de trajes a ser usado, dependendo do tipo de cerimônia, horário e o local onde será realizada. A roupa certa, no lugar certo e na hora certa, certamente dará a cada convidado a dignidade desejada para a cerimônia em questão.

Ninguém gosta de sentir-se deslocado e nem estar vestido a mais ou a menos de acordo com o tipo de cerimônia em que participa. Para evitar este tipo de problema a maioria dos convites apresenta o tipo de traje para orientar seus convidados, ou pelo menos deveria ter..rs

Então, veja a diferença dos trajes e as peças que contemplam cada um deles.

Traje esporte

É o traje mais simples, usado para eventos ao ar livre tais como: exposição, batizado, churrasco festa da empresa, aniversários em locais informais.

Para o homem

Calça jeans em cor uniforme, sem rasgos, bordados ou aplicações, sapato esportivo ou sapatênis, camisa polo ou camiseta em cor única, jaqueta aberta com zíper se estiver frio.

Para a mulher

Calça jeans em cor uniforme, blusas ou batas sem decotes exagerados e transparências, vestidos floridos, pantalonas, conjuntos de saia e blusas.

– Passeio, esporte fino, tennue de ville ou traje de calle

É usado em eventos um pouco mais formais, como vernissages, almoços, casamentos pela manhã, conferências e teatros.

– Passeio completo ou social

É o tipo de traje que deve ser usado em “eventos bem formais, como jantares, coquetéis, casamentos após as 18 horas, óperas e grandes comemorações”. O traje masculino compõe-se de paletó, calça, camisa e gravata. Os sapatos devem ser de couro e o uso do colete é opcional. No caso dos homens, é necessário observar atentamente o correto uso de cores escuras ou claras. O traje, feminino aceita inúmeras variações; bom senso e critério devem nortear a escolha. Entre as opções, vestidos clássicos e tailleur.

– Black-tie

É apropriado para jantares e festas mais formais, concertos e peças de teatro. Tradicionalmente usado em cerimônias formais, o smoking, ao contrário do que muitos pensam, não é um traje de gala, apenas uma vestimenta de rigor, ou seja, que impõe certa uniformidade aos convidados. Consta de um terno preto com gola revestida de seda ou gorgorão preto, em forma de jaquetão cruzado ou paletó.

Habillé − É o feminino do black-tie, usado em jantares, coquetéis, casamentos após as 18 horas, óperas e grandes comemorações.

– Traje de gala 

Gala ou rigor − É o traje de maior cerimônia, usado em ocasiões especiais, como, por exemplo, na presença do chefe de Estado, em embaixadas. Deve ser usado com calças listradas de preto e cinza (risca de giz), gravata, camisa branca social, luvas brancas de pelica e sapatos pretos de cordão, sem verniz.

Aconselha-se o uso da casaca, traje de maior cerimônia, em eventos com a presença de Chefes de Estado e Soberanos. Superior à casaca estão apenas os trajes de corte, utilizados em cerimônias em que se leva coroa, manto, capa e espada ou cetro.

Mas aí você pode se perguntar: “ Eu queria acertar sempre e esses modelos não responderam todas as minhas perguntas, então eu sugiro que você conheça a Isabella Rudell, gente, elá é simplesmente maravilhosa. Conheça o trabalho dela, clicando aqui.

Veja o material dela e eu sugiro que você adquira esse material, afinal, você poderá precisar consultar sempre.

Já para seu noivo, namorado, amigo, pai e todos os homens que precisam de um forcinha, olha o material do Guia de Moda Para Homens.

Eu acompanho tudo o que eles falam, claro! Rsrsrs

São guias que todos nós precisamos seguir, afinal não podemos errar, correto?

Se esse artigo foi útil para você, então compartilhe em suas redes sociais. Assim você ajuda outras pessoas que também estão organizando o Casamento. Basta clicar nos links abaixo: