Diante tantos modelos, cores, estilos, tendências e ainda a ‘quase obrigação’ de arrasar em todos os itens quando as portas da igreja ou do salão se abrirem, você pode estar pensando: “ Como escolher o sapato ideal para meu casamento?

Pensando nisso, eu resolvi te ajudar nessa escolha, afinal você merece ter as melhores dicas!

Ao longo desse artigo, vou lhe contar tudo sobre modelos, cores, estilos, quais as ‘trends’ de marcas famosas e queridinhas de todos nós e ainda, algumas dicas (tips) para você não errar nessa escolha.

DICAS PARA ESCOLHER O SAPATO IDEAL

Bom, vamos começar pelas Dicas, assim você já vai economizar tempo de pesquisa dos modelos.

# Tip 1: Conforto:

 Lembre-se que para aproveitar cada minuto do seu Grande Dia, os sapatos precisam colaborar com isso, então escolha um modelo confortável e que não lhe incomode em nada.

 

# Tip 2: O que vem primeiro, o vestido ou o sapato?

Indiscutivelmente o primeiro a escolher é o vestido, (ah, e ele precisa ter o estilo de seu casamento), ok?

Depois de escolhido o modelo do vestido, aí sim você escolherá o estilo, modelo, cor e altura dos sapatos.

Mas quando você for provar o vestido para os ajustes necessários, você precisa estar com os sapatos comprados, para que o cumprimento do vestido seja correto.

# Tip 3: Cor

As cores mais tradicionais são: branco, marfim e creme. No entanto, você pode ousar e escolher a cor predominante de seu casamento para os sapatos, ou combinando com o bouquet.

Pode usar brilho? Pode! Desde que combine com o estilo de seu casamento. Imagina um casamento na praia ou campo, ou então no mais puro estilo Boho, e você escolhe um sapato que é puro brilho. Não vai dar muito certo!.

Você pode também forrar os sapatos com tecido do vestido ou ainda abusar no dourado, que tal?

 

# Tip 4: Altura:

Os especialistas recomendam que o salto seja entre 7 e 8 centímetros para que você se sinta confortável. Se precisa estar mais alta, por qualquer razão, os sapatos com plataforma podem ajudar nessa missão. Mas, o mais importante é que você não use algo que não esteja acostumada a usar no dia-a-dia, assim você caminhará com total segurança.

Lembre-se:

  1. Quanto mais alto e mais fino – maior probabilidade de se cansar.
  2. Noivas gordinhas – o salto alto é uma boa escolha, porém escolha saltos mais grossos como anabela, por exemplo.
  3. Noivas baixinhas – escolha a altura do salto que você esteja acostumada, mas jamais deixe de usá-los. Sapatilhas não são recomendadas para você.
  4. Noivas da mesma altura do noivo ou mais altas – Opte por saltos baixos, para que não fique muito evidente essa diferença.

# Tip 5: Pratique e Reserva

Pelo menos uns 15 dias antes do casamento, todas as noites calce os sapatos durante 1 ou 2 horas para que a forma se adapte a seu pé para que no dia entrem como luvas. Recomendo ainda que você tenha um sapato reserva que sejam confortáveis e com salto mais baixo. Uma sugestão é forrar o reserva com o mesmo tecido do vestido para que não se note muita diferença.

QUAIS MODELOS DE SAPATO?

Depois das tips de como escolher O Sapato Ideal, é hora de conhecermos os diversos modelos existentes.

Separamos os mais usados pelas noivas mais exigentes para que você possa avaliar o que melhor se adapta ao seu estilo.

Modelo 1:  Scarpin 

O modelo Scarpin pode ser alto, médio e baixo. O formato do bico varia de acordo com a moda, podendo ser fino, arredondado ou quadrado. Saltos podem ser grossos ou finos. Use com tailleurs, pantalona e vestidos mais fechados.
Ideal para Noivas que optarem por vestidos clássicos!

 Modelo 2: Peep Toe

O modelo Peep Toe, não é um estilo e sim uma característica de alguns modelos. Leva esse nome qualquer sapato que tenha uma abertura na frente na frente, de forma que mostre pelo menos um dedo.
Há diversos estilos de sapatos com variados tamanhos e saltos com abertura Peep Toe.
Ele pode ser usado com tailleurs e vestidos.

Modelo 3: Scarpin estilo Chanel.

Esse modelo é fechado na frente e possui uma tira ao redor do calcanhar.
Saltos podem ser médio, baixo ou minissalstos (até 2,5cm de altura). O formato do bico pode ser fino, arredondado ou quadrado. Caem bem com vestidos mais leves.

Modelo 4: Sandálias

As mais indicadas para as noivas são as sandálias de couro macio e as forradas de cetim, por exemplo. Elas são delicadas e ajudam a deixar os pés ainda mais bonitos e femininos. Acompanha bem vestidos tomara que caia, os de alças e o bem decotados, porém os vestidos precisam ser leves.

Modelo 5: Sapatilhas

São sapatos baixos e fechados, geralmente encapados com cetim (para noivas). Pode ter ou não saltos, porém sempre saltos baixos. Geralmente o bico é redondo. Ideal para casamentos diurnos, no campo ou praia. Use com vestilos leves, jamais com vestidos modelo princesa ou com muito brilho.

Sapatos estão apertados e precisa lacear?

Veja as dicas da designer de sapatos mais amada das noivas cariocas, Luana Zabot e que tem um blog que eu sempre acesso www.amodadanoiva.com.br. Ai gente, fiz um copy, paste… L… mas todas as honras são para ela, lindíssima!

1- Secador de cabelo:

Uma forma simples, rápida e eficaz de lacear o sapato é contar com a ajuda de um fiel escudeiro feminino: o secador de cabelo! Os passos são simples e você vai precisar de:

  • meia grossa
  • secador de cabelo

Coloque a meia grossa e insira seus pézinhos dentro do sapato a ser amaciado. Ligue o secador no máximo e direcione o ar bem próximo da área do sapato que incomoda/aperta. Deixe o ar quente em cima dessa área por alguns segundos e vá mexendo os dedos por dentro enquanto isso. Repita esse procedimento algumas vezes. Deixe o sapato esfriar com o seu pé dentro, ainda mexendo os dedos. E pronto, em pouquíssimos minutos seu calçado já está amaciado e pronto para usar!

2-  Freezer:

Esse é uma das dicas que mais assustam às noivas lá no atelier (rs)! Mas não precisa ter medo, é um processo super simples e fácil! A diferença deste método para o do secador é que ele requer mais tempo (12 horas pelo menos) e alarga mais, como se fosse uma fôrma de sapateiro. Para colocar seu sapatinho no freezer você vai precisar apenas de água, saco transparente que seja bem selado, além do congelador, é claro!

Encha o saco até a metade com água e feche muito bem. Na dúvida, coloque-o dentro de outra proteção, como aquele filme plástico translúcido de dona-de-casa. Afinal, queremos alargar o sapato e não deixá-lo submerso!

Coloque o saquinho dentro do sapato na área a ser amaciada. Pronto! Agora é só deixar o sapato dentro do congelador (certifique-se de que não haja nenhum alimento ou sujeira que possa danificar o sapato por perto) da noite para o dia! A água se expande ao congelar e atua sobre o sapato, exatamente como uma fôrma! Simples assim… e aí é só retirar o gelo do sapato e usar!

 3- Meia fina:

Se nenhuma das outras dicas fez muito a sua cabeça, ou até mesmo não tiveram resultado suficiente, é a vez de tentar a mais infalível de todas: o uso da meia fina! Cabe lembrar que qualquer calçado, mesmo os de tecido, normalmente cedem nas primeiras horas de uso e pegam a forma do seu pé. Mas para que essas primeiras horas não sejam de sofrimento a dica é colocar uma meia finíssima (dessas tipo segunda pele) antes de estrear o sapato. Ela escorrega os nossos pés dentro do sapato e diminui a sensação de aperto. Basta usar por uma hora! Mas usar mesmo, andar pela casa, mexer os dedos dentro, etc. Aconselho usar dentro de casa para não sair por aí escorregando do calçado, certo? Não vai machucar, não vai apertar e o sapatinho vai pegar exatamente o molde que ele deve ter: o seu!

WEDDING TRENDS 2017

 Bom, depois de conhecermos os modelos, estilos e as dicas para escolher o sapato ideal e como laceá-los, agora é hora que eu mais gosto de dividir com você: As Tendências para sapatos, apresentados nas mostras mais esperadas pelas noivas.

Entre os modelos abaixo, Christian Loubotin, Miu Mil, Channel, Manolo Blahnik, Mr. Choo,

Desespere –se!, ops, Inspire-se! Rsrs

 

Uau!! Que loucura esses sapatos, não é mesmo?