Com a personalização em alta, a grande diferença é que além de personalizar, o seu casamento precisa ter uma Identidade. E essa identidade passa primeiramente pelo estilo do casal.

Uma vez definido o estilo do casal, aí sim, você pode começar a pensar na Identidade Visual do Seu Casamento.

Ela é responsável por padronizar e harmonizar todos os elementos visíveis no casamento, desde kits de toilet, cardápio, lembrancinhas, plaquinhas, tags  presentes para padrinhos, gifts, entre outras.

Tudo começa pelo logotipo, também chamado de monograma ou brasão,  que é feito para o casal e é aplicado nos convites, assim como  em toda decoração, seja na pista de dança, painéis e almofadas. Para isso, as empresas trabalham reunindo todas as informações possíveis do casal.

Compreender as características, sentimentos e preferências são os passos mais importantes para que seja possível transparecer tudo isso na identidade visual do casamento. Essa composição de diversos detalhes juntos traduz a história do casal. Criar essa harmonia, transmitindo a personalidade dos noivos para as peças é materializar toda essência do casal e encantar tanto a eles, quanto aos convidados.

Veja as dicas da estilista e designer Eilá Nigri, do Rio de Janeiro:

  • Deixe que o designer capte a personalidade do casal e as expectativas e informações sobre o grande dia. A partir desse briefing é que nasce um projeto pensado especialmente para o evento.
  • Identidade visual para casamento engloba diversos detalhes do décor, que variam desde o brasão do casal até o modelo dos convites, por isso é importante manter a mesma linguagem em todos os produtos, para que não se perca a essência da proposta inicial.
  • A parceria entre o designer e o decorador do evento é imprescindível! Um profissional complementa o trabalho do outro, a fim de reproduzir exatamente o que os noivos desejam.
  • Comprar antecipadamente lembrancinhas, sandálias, caixinhas e mais um sem-número de pequenos detalhes, por mais interessante que pareça, não é a melhor opção quando a identidade visual para casamento está em jogo.
  • Segure a ansiedade!  Afinal, existe um projeto minimamente pensado em vocês!

Confira alguns modelos – lindos e super originais! – que selecionei com carinho pra você

Casamento moderno

“O casamento moderno se destaca por uma identidade visual marcante. Pode ser despojado, colorido ou clean.

Casamento ao ar livre

Casamento clássico 

A Delort Convites é de Araraquara e tem um trabalho maravilhoso. Veja um exemplo do trabalho da Simone.

Casamento vintage 

Então é isso, eu espero que você tenha gostado e se inspirado. Pense que Seu Casamento precisa ser uma história bem contada e a Identidade Visual faz parte dessa história.

Que tal compartilhar esse artigo com quem você gosta?

Meu nome é Raul Costa – sou Assessor e Cerimonialista.