Decoração, vestido, terno e muitos outros detalhes são planejados e escolhidos minuciosamente para tornar o grande dia o mais encantador possível. Mas há um fator que enobrece e é um dos grandes responsáveis pela emoção sentida por cada pessoa presente em seu casamento: a música.

Já imaginou a cena mais impactante do seu filme preferido sem o tema musical de fundo? Não teria a mesma energia.

Então, hoje, a minha meta é auxiliá-los, um pouco que seja, sobre a organização do repertório de sua cerimônia matrimonial.

Minha primeira dica: não deixe para escolhê-lo na última semana dos preparativos. Vocês estarão, provavelmente, sobrecarregados de tantas decisões tomadas durante os preparos e precisarão manter-se despreocupados nesta fase.

Procure, conforme for ouvindo as canções no dia a dia, anotar quais são aquelas que mais te emocionam, te motivam e te fazem lembrar de seu noivo ou sua noiva. Quando estiver faltando um ou dois meses para o grande dia, sentem-se juntos e façam uma lista de quais entradas, saídas e momentos de sua cerimônia necessitam de fundo musical.

Alguns profissionais te auxiliam tanto na produção desta lista quanto na escolha do repertório. Há grupos e orquestras que não só embalam as notas musicais do evento, mas também te proporcionam assessoria na hora da seleção. #ficaadica #TalitaSippeMusical

Como escolher? Qual estilo, banda, cantor, compositor? São inúmeras as opções. Mas como reduzir em um “álbum compacto” como este?

Depois de se reunirem, relembrem juntos sua história de amor: quando se conheceram ou começaram a se relacionar… Vai dizer que não havia uma música que fazia seus corações palpitarem? Se havia, já separe ela na listinha. Se existiu uma música, mas não acham adequada para o momento, mandem direto para o repertório da festa.

Mas o que seria “não adequada” para o momento?

Imaginem a música Highway To Hell de AC/DC. Temos duas situações:

  1. Se estiver casando em uma Igreja, o ministrante religioso poderá não gostar de saber que essa música fala sobre ir pelo caminho do “Inferno”.
  2. Ela é uma música animada, que seria conveniente, por exemplo, para a saída dos noivos. Mas se vocês importam com o real sentido das poesias em canções, não se esqueçam da letra.

Agora, caso vocês sejam um casal autêntico e acreditam que o momento é de vocês e que essa música é realmente especial, não importa o que os outros “pensem”: ANOTE e separe essa música para a saída!

Bem, voltando às memórias sobre sua história de amor, registrem todas aquelas melodias que lhes fazem lembrar de momentos importantes de suas vidas.

Se encontrarem alguma canção que consideram muito “pesada” para a ocasião, não a descartem. Porque podem existir versões mais melódicas e “suaves” para ela ou, então, o músico contratado poderá adaptá-la a um estilo alternativo.

Entendam com estes exemplos:

With a Little Help From My Friends com Beatles enquadra-se em um rock mais sútil e alternativo. Já na voz de Joe Cocker, apesar de o instrumental ter mais peso, é um pouco mais melancólica. Então, dá para comparar e definir.

Ou, acontece muito, de se separar com uma lista repleta de canções internacionais e se recordar de uma canção que adora… Mas de estilo tipicamente sertanejo. O que fazer?

Além do que sugeri sobre conversar com seus instrumentistas de tentarem fazer uma versão adaptada, até instrumental, da canção, pesquisem bem sobre outras versões existentes.

Exemplificando:

Eu Juro interpretada por Leandro e Leonardo e I Swear por Elvis Presley.

 Simon & Garfunkel com The Sound of Silence e, mais uma vez, Leandro e Leonardo com É Por Você Que Canto.

 Have You Ever Really Loved a Woman de Bryan Adams pode substituir, se achar necessário, O Homem Quando Ama com Chitãozinho & Xororó.

Sempre há uma alternativa para aquela canção que vocês não acham convenientes para a cerimônia. E se ainda assim não “couber” no repertório, não esqueçam de repassá-la à festa.

Continuando, vamos seguir uma sequência habitual de casamentos religiosos apenas para ter uma base. Assim, temos:

  1. Entrada de Pais e Padrinhos
  2. Entrada do Noivo
  3. Espera da Noiva
  4. Entrada de Floristas ou Plaquinhas
  5. Entrada da Noiva
  6. Entrada das Alianças
  7. Benção e troca das alianças
  8. Troca de assinaturas do Civil
  9. Cumprimentos aos Padrinhos
  10. Saída dos Noivos

 

Entrada de Pais e Padrinhos

O número de músicas para esta entrada dependerá do tamanho da nave do local, da quantidade de padrinhos e pais definida e, inclusive, de como sua equipe de cerimonial conduzirá a liberação dos casais pela passarela. Supondo a média de 16 casais, considere que 1 a 2 canções serão suficientes.

Se forem seguir uma linha mais clássica, sugiro que coloquem as canções mais extensas e de melodia menos repetitiva aqui, assim dá para serem tocadas até o fim e não chegam a “incomodar” os convidados que estão prestando atenção na canção, como um tipo de “lavagem cerebral” (risos).

Exemplo de canção instrumental e clássica é O Outono da As Quatro Estações de Vivaldi:

Outras músicas que se enquadram bem no estilo, mas não são necessariamente instrumentais são os temas de filme, como o de Gladiador:

E se gostarem de canções populares brasileiras, é possível viajar por todas as regiões: a Bossa Nova de Tom Jobim, o samba de Jorge Aragão, o romântico de Marisa Monte e Roupa Nova, a típica nordestina com Geraldo Azevedo e muito mais.

Se preferirem os rocks internacionais e nacionais, recomendo que não esqueçam de bandas como Guns N’Roses, Bon Jovi, Titãs, Paralamas do Sucesso e até mesmo Metallica.

Se optarem por demonstrar aos padrinhos através da trilha sonora a importância que eles têm a vocês, procurem por canções que falem de amizade, de família ou de união. Nesta opção, sugiro:

Para os que seguirão um repertório mais animado desde o início.

Para o estilo mais romântico.

Para aqueles que preferem as canções brasileiras.

Para quem quer inovar sem “chocar” os convidados… Apenas surpreendê-los com versões diferenciadas.

Quando a intenção é impactar com canções que só de ouvir nos fazem lembrar de casamentos, formaturas e grande eventos, a dica é apostar em músicos como:

Clocks – Coldplay

Beautiful Day – U2

Pompeii – Bastille

 

Entrada do Noivo

Há noivos que entram acompanhados da mãe, dos pais ou de algum(a) familiar muito querido(a), mas há também aqueles que entram sozinhos. A decisão é sua. Não há padrões para isso. Ainda que em boa parte dos casos aconteça aquilo que chamamos de tradicional, cada um tem um motivo especial para escolher como e com quem percorrerá o caminho que te levará ao altar.

De todo modo, existirá uma canção que poderá emocionar ainda mais este momento.

Para os noivos que são “viciados” em séries ou filmes marcantes, minha sugestão é seguir a linha de canções como esta:

Tema de O Coração Valente

Ou esta:

Game Of Thrones Theme

Já para os noivos rockeiros, deixem as canções de bandas como Metallica, Guns N’ Roses e Pink Floyd separadas.

The Unforgiven – Metallica

E não se preocupem se tiverem receio de o estilo aparentar ser muito pesado, há versões instrumentais (gosto de reiterar isso) e rocks melódicos ou consideravelmente “leves”.

 Wish You Were Here – Pink Floyd

Stairway to Heaven – Led Zeppelin

 

Noivos românticos, lembrem-se de intérpretes internacionais como Bryan Adams, Bon Jovi, Tracy Chapman, Roxette, Elton John e R.E.M. Ou dos mais recentes Bruno Mars, Sam Smith, Adele, Maroon 5 e até U2.

Talking o The Moon – Bruno Mars

Hymn For The Weekend – Coldplay

Stay With Me – Sam Smith

E nacionais como Nando Reis, Marcelo Camelo, Marcelo Jeneci, Tiago Iorc, Thiaguinho, Roupa Nova, Ana Carolina e Seu Jorge, Ivete Sangalo… Não faltam opções.

All Star – Nando Reis

Felicidade – Marcelo Jeneci

https://www.youtube.com/watch?v=8GdrxSDusZA

Amor de Índio – Roupa Nova

É Isso Aí – Ana Carolina e Seu Jorge

Sem excluir os estilos brasileiros variados de bandas como Skank, Cidade Negra, Natiruts, Chimarruts, Jota Quest, Legião Urbana, Tribalistas, Caetano Veloso etc. etc. etc.

Balada do Amor Inabalável – Skank

Tempo Perdido – Legião Urbana

 

E voltando aos noivos que preferem os clássicos dos clássicos, um exemplo de sugestões é:

Spring Waltz – Chopin

https://www.youtube.com/watch?v=KmzFDEu2RoA

Ou temáticas para os amantes de Ópera:

La Habanera (Carmen) – Sebastiàn Iradier

Para finalizar sobre esta Entrada, sugestões de canções sertanejas, das mais antigas às mais atuais:

Zezé di Camargo e Luciano

A Flor e o Beija Flor – Henrique e Juliano e Marília Mendonça

 

Entrada de Damas de Honra/ Pajens

Em sequência, apesar de ser opcional, a maioria dos casamentos possuem entrada de petalistas, damas de honras, pajens e as famosas plaquinhas “engraçadinhas” de avisos sobre a próxima entrada (da noiva). Ocorre também de normalmente serem crianças e, com isso, somos levados à automaticamente temas de filmes da Disney, de animações ou cantigas infantis.

Can You Feel The Love Tonight – Elton John

Somewhere Only We Know – Lily Allen

A Whole New World – Peabo Bryson e Regina Belle

Sem descartar aquelas que não nos necessariamente a temas lúdicos, mas se enquadram muito bem ao momento:

My Girl – The Temptations

The Only Exception – Paramore

Lucky – Jason Mraz & Colbie Caillat

 

Espera da Noiva

Para a continuação dos preparativos e anúncio da entrada da noiva, precisamos de uma música também.

Este momento é quando os fotógrafos aproveitam para coletar o máximo de imagens da chegada da noiva. Quando a/o cerimonialista ajuda a noiva a descer do carro, segurar o buquet, enxugar as possíveis lágrimas de ansiedade, arrumar o véu e sua grinalda… Literalmente os preparativos para a sua entrada.

E para evitar que os convidados fiquem conversando demais ou fiquem muito mais ansiosos do que já estão… Sem contar os padrinhos e os noivos que estão à sua espera no altar, um tem musical de fundo auxiliará.

A dica é escolher uma canção que seja de um estilo muito próximo às que já passaram ou à que virá.

Para os amantes de rock, além dos nomes que já foram citados, temos as opções como:

Dust In The Wind – Scorpions

Bed Of Roses – Bon Jovi

Para os que preferem as instrumentais ou clássicas (que eu particularmente acho que cabem muito bem à situação):

Without You – The Piano Guys

Clair de Lune – Debussy

Ou temas religiosos:

Hallelujah – Talita Sippê (Leonard Cohen)

You Raise me Up – Celtic Woman

O Primeiro Olhar – Anjos de Resgate

Sem descartar as canções brasileiras:

Dia Branco – Geraldo Azevedo

Espelhos D’água – Patricia Marx e Seu Jorge

Pra Você Guardei o Amor – Nando Reis

No Recreio

Me Espera – Tiago Iorc e Sandy

As regionais:

Gostoso Demais – Dominguinhos e Ivete Sangalo

Duas Metades – Jorge e Mateus

E os sucessos inesquecíveis:

Amor Perfeito – Roberto Carlos e Claudia Leitte

Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor – Milton Nascimento

Entrada da Noiva

O tão esperado momento chegou. E para as noivas que ainda estão em dúvida, primeiro indico que decidam o estilo que preferem para o momento e se recordem de canções marcantes; que fechem os olhos e se imaginem caminhando pela nave e tentem ouvir o que seu coração quererá escutar neste instante.

A clássica Marcha Nupcial de Mendelssohn com a Clarinada da Rainha antes?

O tema da Marcha Nupcial, mas só até as portas se abrirem e, em seguida, uma outra música especial? Pode também!

“Não. Quero qualquer outra sem ser tão tradicional”, mas qual?

Das instrumentais, bons exemplos:

Adagio – Bach

La Vie en Rose – Mantovani e Orchestra

“Pode religiosa se eu for muito devota?” Claro que pode!

Ave Maria – Andrea Bocceli (Schubert)

“Até góspeis?” Por que não?!

Que Bom Que Você Chegou – Bruna Karla

“E a do filme dos vampiros? Pode?” Esta é simplesmente a mais pedida dos últimos anos.

A Thousand Years – Christina Perri

https://www.youtube.com/watch?v=bh75QlG14jE

“Eu prefiro uma menos cliché, não tão popular”. Que tal essas?

As Canções que Você Fez pra mim – Sandy

Remember When – Alan Jackson

“Pode rock?” Pode!

I Don’t Wanna Miss a Thing – Aerosmith

“Mas prefiro que seja uma releitura instrumental…” Que seja!

Nothing Else Matters – Talita Sippê (Metallica)

E há também as mais atuais que são maravilhosas:

All Of Me – John Legend

“Só quero nacionais em meu repertório”. Então, sugiro essas:

Pra Sonhar – Marcelo Jeneci

Só Tinha de Ser com Você – Elis Regina e Tom Jobim

Que Sorte a Nossa – Matheus e Kauan

“No meu casamento só as clássicas.” Okay:

Moon River – Louis Armstrong

Can’t Help Falling in Love With You – Elis Presley

 

Entrada das Alianças

Com crianças? Novamente, os primeiros temas que vêm em nossa mente são os da Disney.

Beauty And The Beast

Ou quem sabe as brasileiras…

O Caderno – Toquinho

Aquarela – Toquinho

Mas também pode optar por aquelas que não são necessariamente temas infantis ou remetam ao lúdico. Mas são canções mais delicadas e propícias para a ocasião.

Bubbly – Colbie Caillat

Just The Way You Are – Bruno Mars

Sol de Primavera – Flavio Venturini

Quando Te Vi – Beto Guedes

E se quem levará as alianças for seus avós?

Always On My Mind – Elvis Presley

Paz do Meu Amor – Taiguara

Rosa – Marisa Monte (Pixinguinha)

Como é um momento intermediário de toda a cerimônia, sem ter uma sequência musical de entradas ou ocasiões contínua, não há problema que as referências musicais destoem tanto das primeiras entradas ou dos próximos momentos.

Então, não se pode descartar as eruditas.

Waltz of the Flowers – Tchaikovsky

Jesus Alegria dos Homens – Celtic Woman

 

Benção ou Troca das Alianças

No casamento religioso, a troca das alianças é feita juntamente do recebimento das bênçãos de Deus. Nas outras celebrações, a colocação das alianças pode ser seguida por um juramento ou pela famosa troca de votos.

De toda a for, recomendo que seja sempre uma música instrumental, seja ela qual for. Assim, evitamos que as vozes do(a) cantor(a) ou do coral se confundam com as vozes do celebrante ou dos noivos.

Para as bênçãos, os noivos mais religiosos, tradicionalmente preferem as músicas sacras.

Das mais clássicas, temos:

Ave Maria – Schubert

Ave Maria – Gounod

E podemos continuar nas eruditas sem ser tão tradicional:

Liebestraum – Love Dream – Franz Liszt

E se o casamento for religioso (ou não) e o casal preferir canções mais românticas? É só optar por temas como…

Love Story – The Piano Guys

Inclusive, trilha Sonora de filmes…

Bring Him Home – The Piano Guys

Forrest Gump Theme

E para os super românticos:

All By Myself

Aos românticos que tem um “pezinho” nas preferências eruditas:

E aos que não dispensam as canções brasileiras:

Como é Grande o Meu Amor Por Você – Caio Mesquita

Se eu Não te Amasse Tanto Assim – Ivete Sangalo e Sandy

Eu Sei Que vou Te amar

Civil

O casamento é a parte mais formal de toda a cerimônia. E é muito importante que atenção esteja voltada à leitura de todas as documentações, que será conduzida pelo ministrante. E, comumente, depois, assinadas pelos noivos e padrinhos.

Nesta ocasião, enquanto as assinaturas são feitas, uma música de fundo pode ser tocada. Para que de alguma forma entretenha os convidados e deixe a situação mais emocionante.

Tanto uma canção instrumental quanto cantada são pertinentes ao momento.

Eu sempre sugiro que coloquem alguma canção com significado especial, pois são os poucos minutos ociosos da cerimônia ao casal. Em que conseguirão olhar a sua volta para os convidados e prestar atenção na trilha sonora.

Em especial, para os meus noivinhos, proponho colocarem uma música que componho especialmente a eles, a Serenata de Amor – conheçam mais em facebook.com.br/cantoratalitasippe #ficaadica da #serenatadeamor do #talitasippemusical .

Para aqueles que pretendem seguir a linha mais clássica, principalmente por tratar-se do civil, nada melhor do que o estilo Erudito. Para o que querem seguir o classicismos sem perder o perfil musical de seu gosto, as versões instrumentais orquestradas. E as demais, que sigam o seu gosto pessoal, procurando alinhar com o estilo ou bandas e cantores das canções que seguirão posteriormente.

Balade Pour Adeline – Richard Clayderman

Chopin – Nocturne op.9 No. 2

Apocalyptica – Bittersweet

Serenata de Amor – Talita Sippê

A Miragem – Marcus Viana

Cumprimentos aos Padrinhos

Cumprimentar os padrinhos é ato de conseguir olhar nos olhos de cada pessoa que o casal escolheu para estar ao seu lado no altar e por toda a vida, nos bons e possíveis maus momentos. Então, há noivos que preferem optar por músicas que sejam direcionadas a eles, como um símbolo de gratidão e promessa.

Eternos Amigos – Anjos de Resgate

A Amizade é Tudo – Jeito Moleque

Amigo – Roberto Carlos

 All We Need Is Love – Beatles

Dog Days Are Over – Florence & The Machine

E há os noivos que querem tornar o momento muito mais romântico.

Angel – Sarah Mclachlan

From This Moment – Shania Twain

Cruisin

Sinônimos – Zé Ramalho

Quando Deus Criou Você

Pétala – Djavan

E os que preferem as canções mais animadas para entrar no clima de festa…

Do Seu Lado – Jota Quest

Vamos Fugir – Skank

All My Loving – Beatles

Suspicious Minds – Elvis Presley

Have You Ever Seen The Rain

Iris – Goo Goo Dolls

Se haviam definido um só estilo nas ocasiões anteriores aos cumprimentos e desejam mudar radicalmente o tipo das canções escolhidas, agora é a hora!

Se antes predominavam as canções típicas brasileiras, podem partir para as românticas, pop, rock internacionais… Ou o oposto, escolhendo inclusive as sertanejas ou as mais animadas, para direcioná-los à saída e entrarem em clima de festa. Se até o final da celebração o repertório era de instrumentais, eruditas ou clássicas, não temam em mudar essa trilha e escolham as cantadas, os rocks…

Só não recomendo misturar os estilos musicais neste mesmo momento.

O número de músicas nos cumprimentos é variável, podem ser duas ou sete. Dependerá do número de convidados e de como os conduzirão.

 

Saída dos Noivos

Enfim, a saída! Os noivos podem sair juntos aos padrinhos, à frente ou a trás. Acompanhado dos pajens e damas ou sozinhos… Vocês quem decidirão a melhor maneira de se despedirem do altar e encaminharem-se à nova vida. O importante é que o beijo final merece uma trilha sonora de filmes!

Amantes do Rock:

Sweet Child O Mine

Forever

Apreciadores de séries:

Game of Thrones

Admiradores de eruditas:

Spring – Vivaldi

Apaixonados pelas populares brasileiras:

Um Sonho a Dois – Roupa Nova

Carinhoso

Pela Luz dos Olhos Teus

Afeiçoados pelos sertanejos:

Chuva de Arroz

Fãs das românticas que embalavam os anos 80 e 90:

Listen To Your Heart

Thank You For Loving Me

I’ll say a Little Prayer

Pride

Das mais atuais:

Rude

Photograph

Das contemporâneas e animadas:

It’s Time

Sugar

Viva La Vida

Religiosos:

Oração Pela Família

 

Opções não faltam. O importante é seguir o coração e, claro, o bom senso ao definirem o repertório da celebração mais importante da vida de vocês.

Espero ter auxiliado de alguma forma. Para conhecer um pouco mais sobre meu trabalho musical com cerimônias, visite minha fan page www.facebook.com.br/cantoratalitasippe ou fique a vontade para me procurar através do e-mail talitasippe@hotmail.com ou WhatsApp 16 98204-9552.

Boa sorte com os preparativos de seu casamento!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui